Os valores devem estar documentalmente definidos;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Os valores devem estar documentalmente definidos
A nova fábrica da Herdmar
O nascimento de uma empresa está essencialmente ligado à vontade de uma ou mais pessoas em exercerem uma determinada atividade. A forma como trabalham, desenvolvem o negócio, se relacionam com os clientes, fornecedores ou empregados, dão origem a um conjunto de crenças, atitudes e práticas que se pode denominar de valores.
No caso das empresas familiares, os valores costumam ter um forte impacto e a família empresária possui o desejo de que perdurem no tempo.
Com uma caraterística intrínseca de difícil assimilação e passagem, a continuidade dos valores depende muito de dois fatores:
  • Estarem bem definidos por escrito e
  • Serem praticados no dia a dia, quer a nível da empresa quer a nível da família empresária.
O estudo da Atrevia (“Os valores e a comunicação na empresa familiar”) verificou que somente cerca de 51% das empresas possui um documento escrito que expressa claramente os valores da empresa.
Assumindo-se a sua relevância, aconselha-se a que sejam expressos num ou em vários meios disponíveis: carta de princípios e valores da empresa e família, em publicações comemorativas da família ou empresa e, existindo, no site da empresa.

Em 1911, Manoel Marques iniciou a atividade empresarial, com um capital de 50$, numas instalações rudimentares num moinho nas margens do Rio Ave, com a finalidade de produzir única e exclusivamente facas.
Com o seu falecimento, em 1959, os filhos Abel e José Marques assumem a direção da empresa e iniciam uma nova fase de investimentos e melhoria das condições laborais.
Em 1963 registam a marca HERDMAR (Herdeiros Marques) e constituem a empresa Manuel Marques Herdeiros, Lda.
Herdmar à venda no MoMaEm 1987, com o desaparecimento de Abel, José Marques adquire aos herdeiros a outra metade da empresa, onde os seus filhos já trabalhavam. Em 2002 mudam de instalações, aumentando a eficiência dos processos e a capacidade produtiva para 140.000 peças/dia. Em 2011 celebram o centenário da empresa e, seis anos após, a Herdmar está em mais de 65 países, exporta cerca de 90% da produção e possui um volume de negócios médio de cinco milhões de euros.
A 4ª geração da família já está a exercer funções, com o objetivo de dar continuidade ao negócio, suportado-se nos valores que estão bem expressos no site da empresa (www.herdmar.com), sobressaindo:
  • Qualidade: aposta fortemente na qualidade do produto e do serviço prestado, garantindo uma total satisfação e correspondência de expectativas dos clientes;
  • Design: é o seu elemento diferenciador. Cada peça representa uma história, um momento, uma personalidade, e é fruto de um investimento realizado no seu desenvolvimento;
  • Inovação: está no ADN da empresa, arrisca procurando persistentemente levar aos mercados operacionais elementos úteis e diferenciadores;
  • Tradição: a empresa sabe o caminho que percorre até aqui e reconhece a sua importância, fazendo questão de manter-se fiel aos seus princípios e assim continuar a crescer de forma sustentada;
  • Responsabilidade Social: a empresa atua neste sentido, mantendo o conceito ativo, com consciência de que é seu dever contribuir para a melhoria da sociedade,
  • Pessoas como ativo mais valioso: os recursos humanos são a razão do sucesso da empresa, como tal procura um desenvolvimento constante das suas competências.

Temas para reflexão:

 

  • Quais são os nossos valores essenciais?
  • De que forma estão definidos e são apresentados claramente aos principais “stakeholders”?
  • Como asseguramos a vivência e passagem dos valores às gerações mais novas?
     
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
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Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto   http://www.efconsulting.pt
 
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