A empresa familiar suporta-se em valores muito sólidos
Na caracterização normal duma qualquer organização é comum encontrarem-se três grandes parâmetros: a visão, a missão e os valores.
Se o primeiro está muito ligado ao “sonho” ou grandes objetivos da entidade, o segundo suporta-se no “percurso” ou nas ações a concretizar para alcançar essas metas e, por fim, os valores refletem os pilares ou princípios que pautam a sua atuação.
Se o primeiro está muito ligado ao “sonho” ou grandes objetivos da entidade, o segundo suporta-se no “percurso” ou nas ações a concretizar para alcançar essas metas e, por fim, os valores refletem os pilares ou princípios que pautam a sua atuação.
No estudo da Egon Zehnder, o segundo item que identifica as principais vantagens das empresas familiares foi o dos seus sólidos valores de base. Duma forma mais particular, quando se analisam as respostas atendendo à experiência dos inquiridos com negócios familiares, verifica-se que existe uma grande discrepância dos resultados: 45% dos que possuem experiência “versus “cerca de 55% dos donos da empresa familiar. Estes últimos consideram mesmo ser esta a grande vantagem comparativa das suas empresas.
Aqueles que têm a oportunidade de trabalhar mais de perto com os negócios familiares, e, em especial, com os seus líderes, acabam quase sempre por constatar tal realidade.
Aqueles que têm a oportunidade de trabalhar mais de perto com os negócios familiares, e, em especial, com os seus líderes, acabam quase sempre por constatar tal realidade.
A Vieira de Castro é uma empresa familiar de Famalicão, fundada em 1943 como uma confeitaria tradicional. Com o evoluir dos anos e a experiência acumulada, o seu fundador – António Vieira de Castro –, apercebendo-se das tendências da evolução da sociedade e dos hábitos de consumo dos portugueses, avançou para industrialização do seu processo de fabrico. Ao longo destes 70 anos, teve sempre uma forte política de reinvestimento, apetrechando-a de alta tecnologia e permitindo apresentar-se no mercado nacional e internacional como uma marca competitiva. Não é pois de admirar que seja atualmente o maior fabricante português no setor das bolachas. A visão, a missão e os valores da empresa, a seguir apresentados, o simbolizam o seu compromisso com o trabalho que é realizado. Visão: Satisfazer plenamente os clientes e colaboradores. Distinguir-nos-emos por atitudes de excelência. Missão: produzir e comercializar produtos alimentares no mercado global, com qualidade, eficiência e eficácia. Assegurar o desenvolvimento da empresa com preocupações sociais e ambientais. Valores: promover um clima laboral que permita a realização pessoal, potenciando o trabalho em equipa com elevados níveis de criatividade, desempenho e segurança. |
Temas para reflexão:
• Quais são os nossos valores e compromissos de base?
• São de conhecimento das pessoas ou entidades (stakeholders) com que nos relacionamos?
• De que forma estes pilares se refletem na forma de desenvolver o negócio?
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
https://www.facebook.com/ajncosta
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto www.efconsulting.pt
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
https://www.facebook.com/ajncosta
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto www.efconsulting.pt
Partilhar
Comentários 0
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários