Organizações empresariais influenciam a comunicação da empresa familiar
Este início de século está a demonstrar que uma das tendências com forte afirmação e impacto nas empresas está, de novo, na sua ligação a entidades que lhes permitem potenciar desejos ou satisfazer necessidades que, por outra vias, poderiam ser de difícil acesso ou mesmo não alcançáveis.
A identificação de determinados pontos de convergência tem facilitado a criação ou renovação de associações empresariais de distintas índoles: desde as mais tradicionais agregadas por setores de atividade, de que é exemplo a AIMMAP, que congrega as empresas ligadas ao setor da metalomecânica, até outras mais transversais como é o caso da Associação das Empresas Familiares: entidades de qualquer dimensão mas que possuem como elo de ligação o serem maioritariamente detidas ou geridas por uma ou mais famílias.
Estas entidades, no desenvolvimento da sua atividade, acabam por exercer um forte e reconhecido impacto na comunicação das suas associadas, quer de forma agregada quer mesmo individualizada, o que a seguir se ilustra com excelentes exemplos.
Temas para reflexão:
• Estou ligado a alguma associação potenciadora de empresas como a nossa?
• Que vantagens proporciona aos seus associados?
• Participamos e tiramos proveito das suas iniciativas?
Estas entidades, no desenvolvimento da sua atividade, acabam por exercer um forte e reconhecido impacto na comunicação das suas associadas, quer de forma agregada quer mesmo individualizada, o que a seguir se ilustra com excelentes exemplos.
Temas para reflexão:
• Estou ligado a alguma associação potenciadora de empresas como a nossa?
• Que vantagens proporciona aos seus associados?
• Participamos e tiramos proveito das suas iniciativas?
A AIMMAP possui um caderno temático -“METAL”, distribuído mensalmente pelo jornal Vida Económica, que, entre muitas outros conteúdos, apresenta em cada número pelo menos uma ou duas das suas associadas, o que acaba por criar uma dinâmica de proximidade e conhecimento por parte dos distintos operadores no mercado que, de outra forma, provavelmente seria de mais difícil alcance. A Associação das Empresas Familiares dinamiza um grande conjunto de atividades com forte impacto mediático, de que são exemplo um congresso, um prémio do empresário familiar do ano, programas de intercâmbio de jovens de famílias empresárias e ações de formação (salientamos aqui a contínua intervenção da efconsulting em muitos destes eventos, com especial relevância para a formação especializada em temas de e modelos de governo e protocolos familiares). |
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto www.efconsulting.pt
Partilhar
Comentários 0
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários