Ferramentas Lean podem ajudar a melhorar produtividade nas empresas;

Vida Económica/Business SchoOl lança nova formação presencial
Ferramentas Lean podem ajudar a melhorar produtividade nas empresas
A Vida Económica/Business School vai lançar a formação “Lean”, que se realizará nos próximos dias 22 e 29 outubro, 12 e 26 novembro e 3 dezembro, a decorrer das 16h00 às 18h00, no Porto, em local ainda a definir. Ricardo de Mascarenhas é o formador.
“Iremos definir o que é lean e o que é TPS ou excelência operacional e como podem aplicar. Vamos mostrar como escolher a melhor ferramenta para resolver o seu problema (em consciência e não por receita). Depois como aprender e ensinar os e com colegas para crescimento da equipa e aprender a reflectir sobre a experiência (sistematização do trabalho, do processo e base de padronização). Ou seja: consciência -> conhecimento (operação) ->  decisão (e acção) -> reflexão -> crescimento sustentável = pessoas pensantes”, afirmar Ricardo de Mascarenhas.
“Parte do problema é que a maioria das pessoas se tem concentrado nas ferramentas e tácticas da Toyota - Kanban, sistemas pull, células de produção e similares - e não no seu conjunto básico de princípios operacionais. Estes princípios conduzem a melhorias contínuas na fiabilidade, flexibilidade, segurança e eficiência e, consequentemente, mais eficiência, mais produtividade, impacto na quota de mercado e rentabilidade.”
 “O que é pretendido é que as pessoas ganhem consciência da operação onde estão e pensem no negócio e o negócio. Esta capacidade é o que fortalece a empresa. Este desenvolvimento contínuo transforma as empresas em organizações em constante aprendizagem que melhoram todos os dias em pequenos passos. E daqui, consequentemente, na quota de mercado e rentabilidade”, acrescenta o formador. “A formação não está estruturada para montadoras ou transformadoras, para indústria ou serviços, mas sim para capacitar as pessoas a pensar no seu processo, como identificar um problema e escalpelizá-lo, como definir uma solução e aplicá-la e atuar/melhorar o processo. O que é pretendido é que as pessoas ganhem consciência da operação onde estão e pensem no negócio e o negócio”, conclui o formador.
Susana Almeida, 19/09/2024
Partilhar
Comentários 0