As empresas familiares possuem um comportamento discreto;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
As empresas familiares possuem um comportamento discreto
No atual contexto competitivo dos negócios, um comportamento reservado é a antítese do que a grande maioria das entidades procura.
 
Existir e possuir excelentes produtos é fundamental, no entanto, se os potenciais consumidores não tiverem conhecimento da sua existência, não é fácil conseguir-se efetuar transações.
O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, identificou como uma das principais ameaças a “tradicional” reserva e comportamento discreto das Empresas Familiares.
Torna-se indispensável uma política de comunicação integrada com origem na própria empresa, que recorrerá a meios tradicionais de se dar a conhecer: 
  • feiras especializadas, 
  • catálogos em papel, 
  • site com toda a informação desejada (história, produtos, certificações, localização, etc.), 
  • canais de distribuição próprios ou de terceiros (espaços tradicionais ou loja online), 
  • publicidade numa amplitude de meios que vão do papel aos meios online e às redes sociais, 
e, no caso das empresas familiares, recorrendo mesmo à própria família.
Dependendo da área de negócio, das suas necessidades específicas, do orçamento e da vontade de exposição da própria família, é fundamental definir uma estratégia de comunicação devidamente integrada e que assegure os níveis adequados de tráfego para a captação e manutenção dos volumes de negócio pretendidos alcançar.

A MAM® FILMAM, Lda. é uma empresa cuja génese remonta a 1870 e aos tetra-avós dos atuais sócios-gerentes, estando sedeada em Palaçoulo, Miranda do Douro.
A humildade e dedicação dos seus antepassados serviu de exemplo e auxiliou a sobreviver estoicamente aos múltiplos períodos de dificuldades que o país e a empresa enfrentaram, considerando mesmo que foram fatores que permitiram que assumisse séc. XXI, com uma forte e enraizada implantação no mercado.
Possuindo cerca de 150 produtos diferentes de reconhecida qualidade, com preços entre os cinco e os quinhentos euros, e uma política de inovação contínua: possuem por exemplo a patente da faca garfo, objeto que já produziram numa quantidade superior a 6 milhões, a empresa conquistou clientes em países como Espanha, Alemanha, Angola, Moçambique, Suíça, Luxemburgo ou Lituânia. 
Manter os mais de 20 empregados obriga a uma contínua política de divulgação, com participação em feiras da especialidade, catálogo e venda online a partir do site da empresa e uma contínua comunicação no facebook.
Sob a alçada da marca MAM® sobressai o conhecimento acumulado de gerações e a qualidade garantida de um produto fantástico de Trás-os-Montes.

Temas para reflexão:
  • Qual a estratégia de comunicação da nossa empresa?
  • O nível de discrição é o adequado ao negócio?
  • De que forma a família pode dar suporte à política de comunicação? 
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt

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