Empresários Familiares destacam os catalisadores que afetam os mercados
No mundo atual, os mercados possuem todos uma mesma característica: estão em contínua evolução. Diariamente, surgem pequenos elementos que, quando combinados com muitos outros, provocam mudanças disruptivas; i.e., as empresas que eram tradicionalmente as líderes do setor passam a ser simplesmente mais um operador, quando não desaparecem (a Nokia evoluiu, duma forma fantástica, do setor dos pneus para o mercado dos telemóveis, setor onde foi líder mundial, até ser reduzida a uma insignificância e desaparecer).
A disrupção pode também ser interpretada sob uma outra perspetiva: um processo gradual no qual novos participantes se concentram num mercado, que foi ignorado pelos seus líderes, podendo mudá-lo de tal forma que lhes permite mesmo assumir a sua liderança.
Os participantes no estudo “Empresas familiares da próxima geração: liderando um negócio familiar num ambiente disruptivo”, da Deloitte, consideraram que os seus mercados de atuação tinham como principais catalisadores:
- Macroeconomia – alterações que geram ameaças aos operadores históricos e oportunidades aos novos;
- Mentalidade do cliente – interpreta e adapta-se, afetando as preferências de procura;
- Tecnologia – distintas tecnologias (em sentido amplo) potenciam novas conceções, produtos, abordagens;
- Plataformas – novas infraestruturas de aproximação ou de contacto facilitam acessibilidade e eliminam intermediários;
- Políticas públicas – a maior ou menor intervenção dos governos na envolvente dos negócios gera movimentações nos seus operadores.
A 6 de janeiro de 1973, saiu o 1º número do jornal “Expresso”, publicação detida pela Sojornal, empresa criada no ano anterior por Francisco Pinto Balsemão, e que foi a génese do grupo editorial familiar atual IMPRESA. Uma análise sintética, histórica do mercado dos conteúdos e um simples paralelismo com os catalisadores identificados pelo estudo da Deloitte permitem identificar elementos disruptivos:
- Nasceu numa envolvente de censura de conteúdos que, um ano e meio depois, se alterou para uma total liberdade de expressão e atual significativa autorregulação;
- As máquinas de escrever e as rotativas foram substituídas por dispositivos eletrónicos e pela impressão e visualização digital;
- Os conteúdos escritos e a fotografia em papel evoluíram para a convivência com o som e o vídeo;
- A internet potenciou os conteúdos em tempo real, a sua desmaterialização e facilidade de partilha;
- Os clientes desejam o tempo real, a participação nos conteúdos, a personalização do que preferem ou não aceder e não suportar custos diretos.
Temas para reflexão:
- Quais os principais catalisadores do setor onde desenvolvemos o nosso negócio?
- Estamos a interpretar adequadamente esses indiciadores evolutivos, transformando-os em oportunidades?
- Nos últimos tempos surgiram novos players no mercado que aproveitaram brechas causadas por esses elementos?
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto http://www.efconsulting.pt
Partilhar
Comentários 0
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários