A Empresa Familiar vai passar por uma disrupção de mercado a curto prazo
As alterações no mercado de atuação das empresas parecem pautar-se por duas grandes tendências: surgem em ciclos cada vez mais curtos e, muitas vezes, de forma disruptiva; ou seja, não passa por simples e contínuas evoluções mas sim por alterações muito significativas e que podem colocar em causa o atual modelo de negócio e consequente sobrevivência da organização.

- Seguros: acaba o seguro do condutor? Que novos riscos cobrir? O da marca automóvel? O do programa utilizado? O da falha de comunicações?
- Comprador: as pessoas continuarão a adquirir viaturas ou reduzirão significativamente, em detrimento da utilização por necessidade? Passarão a ser somente empresas ou agrupamentos de pessoas para partilha de determinadas marcas ou modelos?
- Oficinas: quem decidirá quando é necessário fazer manutenções? Será o proprietário a agendar a marcação ou a própria viatura, atendendo um intervalo de tempo que sabe estará sem ocupação?
- Comunicação: com quem interagir para vender os produtos ou serviços referidos? Pessoas? Programas? Plataformas de contratação online? Leilões na hora?

No início deste século, adquiriu duas editoras de reconhecida qualidade na área escolar (Areal e Lisboa), consolidou a estratégia de internacionalização criando as editoras Plural em Moçambique, Angola e Timor-Leste, com vista ao desenvolvimento de edições dedicadas ao ensino de português nos países de forte implantação da diáspora portuguesa.
No final do séc. XX foi uma das primeiras editoras a posicionar-se e a liderar nas plataformas digitais:
- Dicionário em disquete (1994) e CD (1996);
- Infopedia: a maior base de conteúdos educativos e culturais em Língua Portuguesa;
- Escola Virtual: plataforma de e-learning para os ensinos Básico e Secundário;
- Pais & Alunos: portal dirigido aos encarregados de educação;
- Wook.pt: livraria virtual
- Manuais híbridos: conteúdos tradicionais com recursos multimédia acedíveis via telemóvel.
Temas para reflexão:
- O que irá mudar radicalmente no meu sector de atividade nos próximos anos?
- Como aproveitar essa oportunidade e ganhar vantagens comparativas?
- Desejamos continuar no negócio ou optar por outros cenários?
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto http://www.efconsulting.pt
Partilhar
Comentários 0
- Inicie sessão para publicar comentários