A Empresa Familiar vai passar por uma disrupção de mercado a curto prazo
As alterações no mercado de atuação das empresas parecem pautar-se por duas grandes tendências: surgem em ciclos cada vez mais curtos e, muitas vezes, de forma disruptiva; ou seja, não passa por simples e contínuas evoluções mas sim por alterações muito significativas e que podem colocar em causa o atual modelo de negócio e consequente sobrevivência da organização.
O estudo “Empresas familiares da próxima geração: Liderando um negócio familiar num ambiente disruptivo”, da Deloitte, relevou que quase 50% dos inquiridos esperam a ocorrência de uma disrupção no seu mercado de atuação nos próximos 3 anos! Se parece algo sensacionalista e meramente ficcional, atente-se por exemplo no caso do automóvel sem condutor e o impacto que terá em negócios como:
Fundada em 1944 por Vasco Teixeira, a Porto Editora dedica-se à publicação de livros e outros produtos direcionados para as áreas da Educação, sendo a maior editora portuguesa.
No início deste século, adquiriu duas editoras de reconhecida qualidade na área escolar (Areal e Lisboa), consolidou a estratégia de internacionalização criando as editoras Plural em Moçambique, Angola e Timor-Leste, com vista ao desenvolvimento de edições dedicadas ao ensino de português nos países de forte implantação da diáspora portuguesa.
No final do séc. XX foi uma das primeiras editoras a posicionar-se e a liderar nas plataformas digitais:
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto http://www.efconsulting.pt
- Seguros: acaba o seguro do condutor? Que novos riscos cobrir? O da marca automóvel? O do programa utilizado? O da falha de comunicações?
- Comprador: as pessoas continuarão a adquirir viaturas ou reduzirão significativamente, em detrimento da utilização por necessidade? Passarão a ser somente empresas ou agrupamentos de pessoas para partilha de determinadas marcas ou modelos?
- Oficinas: quem decidirá quando é necessário fazer manutenções? Será o proprietário a agendar a marcação ou a própria viatura, atendendo um intervalo de tempo que sabe estará sem ocupação?
- Comunicação: com quem interagir para vender os produtos ou serviços referidos? Pessoas? Programas? Plataformas de contratação online? Leilões na hora?
Fundada em 1944 por Vasco Teixeira, a Porto Editora dedica-se à publicação de livros e outros produtos direcionados para as áreas da Educação, sendo a maior editora portuguesa.
No início deste século, adquiriu duas editoras de reconhecida qualidade na área escolar (Areal e Lisboa), consolidou a estratégia de internacionalização criando as editoras Plural em Moçambique, Angola e Timor-Leste, com vista ao desenvolvimento de edições dedicadas ao ensino de português nos países de forte implantação da diáspora portuguesa.
No final do séc. XX foi uma das primeiras editoras a posicionar-se e a liderar nas plataformas digitais:
- Dicionário em disquete (1994) e CD (1996);
- Infopedia: a maior base de conteúdos educativos e culturais em Língua Portuguesa;
- Escola Virtual: plataforma de e-learning para os ensinos Básico e Secundário;
- Pais & Alunos: portal dirigido aos encarregados de educação;
- Wook.pt: livraria virtual
- Manuais híbridos: conteúdos tradicionais com recursos multimédia acedíveis via telemóvel.
Temas para reflexão:
- O que irá mudar radicalmente no meu sector de atividade nos próximos anos?
- Como aproveitar essa oportunidade e ganhar vantagens comparativas?
- Desejamos continuar no negócio ou optar por outros cenários?
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto http://www.efconsulting.pt