As caraterísticas que diferenciam uma empresa familiar de uma não familiar são inúmeras; contudo, existem duas que se diferenciam de todas as outras: a existência de um rosto e, normalmente, um apelido que é comum ou partilhado com a empresa.
Quer estejamos perante um negócio de bairro, ou geograficamente localizado, ou um com presença global, normalmente associa-se o rosto do seu fundador ao atual líder, cujo apelido também muitas vezes identifica a própria empresa.
A título de exemplo nacional, veja-se o caso de Adelino Apolónia e o seu “Verdadeiro Supermercado” Apolónia, localizado na Galé e Almancil; os vinhos da casa Ermelinda Freitas que rapidamente estão a impor-se sob a batuta das duas últimas gerações Ermelinda e Leonor; até ao caso singular de Américo Amorim e a sua Corticeira Amorim que identificam “a maior empresa transformadora de cortiça do mundo”.
Dada a sua rele
vância, nos próximos artigos serão analisadas cada uma destas particularidades, apresentando-se um exemplo que seja particularmente ilustrativo.
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários