As Empresas Familiares na perspetiva dos seus líderes
No decurso do 1º trimestre de 2019, o Deloitte’s Family Business Center despoletou um estudo (“Global family business survey 2019”) que envolveu 791 líderes de empresas familiares dispersas por 58 países. Um dos grandes objetivos do mesmo é percecionar como é que estes executivos conseguem equilibrar as orientações de longo prazo com as necessidades de curto prazo, de forma a assegurar a continuidade do sucesso das suas organizações.
O perfil demográfico das empresas envolvidas no estudo é:
• Apenas 15% das empresas foram fundadas há menos de 20 anos;
• 38% foram estabelecidas entre 20 e 49 anos;
• 35% possuem entre 50 e 100 anos;
• 13% são entidades que já ultrapassaram o primeiro centenário.
Duas constatações imediatas: uma em termos geracionais – a grande maioria das sociedades estão entre a 2ª e 3ª gerações familiares e, atendendo à sua representatividade, as que estão na 3ª ou posterior geração são em número muito superior ao que é apontado por muitos autores como sendo típico das empresas familiares.
Outro elemento caraterizador destas entidades é o seu volume de negócios (em milhões de USD):
< 50: 43%;
de 50 a 250: 36%;
de 250 a 1000: 16%;
> a 1000: 5%.
Estes valores ilustrativos do volume de receitas são também muito superiores ao que tradicionalmente se encontram num país, em especial em Portugal (segundo dados do estudo da UMinho, “Roadmap das Empresas Familiares do Norte de Portugal”, 90% faturam menos de J 5 milhões e só 2,4% possuem mais de 50 anos), refletindo de alguma forma a seleção de companhias de maior dimensão em cada uma das geografias.
Os próximos artigos irão apresentar e comentar a opinião dos responsáveis por estas sociedades de maior dimensão, o que acaba por ser relevante para todas as empresas, pois uma das suas principais metas está associada ao crescimento contínuo das receitas.
A Mercadona, sociedade familiar fundada em 1977 pela família Roig, é uma das principais empresas de supermercados físicos e online em Espanha (com uma quota de mercado na ordem dos 25%), assume como principal responsabilidade a de prescrever ao “chefe” (cliente) a melhor opção para satisfazer as suas necessidades de alimentação, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidado dos animais de estimação. Mais de 5 milhões de famílias visitam diariamente os seus múltiplos pontos de venda espalhados por toda a Espanha e, desde meados de 2019, também com presença no Norte de Portugal.
A empresa possui uma forma singular de apresentar as suas Missão, Visão e dados mais expressivos:
Missão: ENCHER A BARRIGA - “Prescrever ao consumidor final produtos / soluções que satisfaçam as suas necessidades de comer, beber, cuidados pessoais, cuidados do lar e cuidados de animais, garantindo sempre a Segurança Alimentar, Máxima Qualidade, Máximo Serviço, Orçamento Mínimo e Tempo Mínimo.”
Temas para reflexão:
• Qual o principal foco da nossa empresa?
• Desejamos e podemos assegurar um crescimento contínuo do volume de negócios?
• Como assegurar a continuidade da empresa em mãos da família e com sucesso?
|
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
Partilhar
Comentários 0
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários