Estudos sobre Empresas Familiares - O painel executivo da Egon Zehnder;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Estudos sobre Empresas Familiares - O painel executivo da Egon Zehnder
Estudos sobre Empresas Familiares - O painel executivo da Egon Zehnder
“A perspetiva de longo prazo, a tomada de decisão baseada nos valores e a independência em relação ao mercado de capitais” são as principais características que continuam a dar às empresas familiares tradicionais uma verdadeira vantagem competitiva no mercado.
As especificidades das empresas familiares, começando desde logo pela dificuldade desta classificação devido à diversidade de definições existentes, dificulta a existência de dados estatísticos fiáveis, emitidos por gabinetes de informação oficiais. Assumem assim relevância os estudos levados a cabo por associações especializadas ou por algumas consultoras de relevo internacional.
A Egon Zehnder é uma delas. Fundada em 1964, é hoje uma das empresas líderes em “Executive Search” em mais de 41 países das Américas, Ásia-Pacífico, Europa, África e Médio Oriente. A excelência e reconhecimento da sua atividade permite-lhe um profundo conhecimento de muitos dos líderes de empresas e instituições destes países, o que acaba por ter enorme impacto na fiabilidade dos seus estudos junto de painéis compostos por estas entidades e seus responsáveis.
O objetivo do seu 10º estudo, realizado em setembro de 2011, estava associado a identificar e examinar os aspetos-chave das empresas familiares, na perspetiva dos executivos de topo de empresas localizadas em 43 países.
Responderam 726, dos quais mais de dois terços tinham experiência de trabalhar com empresas familiares. A abrangência geográfica permite uma análise muito peculiar: identificar as posições por três grandes áreas geográficas de agrupamento dos participantes – Américas, Ásia Pacífico e EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
Como cerca de 64% dos participantes, são desta última zona geográfica – onde Portugal representou cerca 1,5%, tal como Espanha, e Itália e França no seu conjunto cerca de 9,5% – a análise das respostas com origem neste grupo deve caracterizar muito bem a nossa envolvente mais próxima.
A leitura deste interessante estudo levou-me a solicitar, à Egon Zehnder, autorização para a sua utilização como base dos artigos de reflexão sobre empresas familiares. A sua pronta anuência, que será obviamente referenciada, merece um especial reconhecimento e agradecimento por esta abertura e disponibilidade, que é tanto mais relevante quanto a escassez de estudos, com tal profundidade e fiabilidade, sobre empresas familiares.
Assim, começarei por abordar nos próximos artigos as oito principais vantagens identificadas como marcantes nas empresas familiares e, quando os dados mostrarem que existem divergências relevantes oriundas da área geográfica dos participantes, as mesmas serão destacadas.


Temas para reflexão:
• Serão as empresas familiares distintas das não familiares?
• Quais os principais fatores diferenciadores?
• Como podemos utilizar estas similitudes ou diferenças a nosso favor?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
https://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   www.efconsulting.pt
 

Partilhar
Comentários 0