A Educação Digital como pilar para uma aprendizagem ao longo da vida;

A Educação Digital como pilar para uma aprendizagem ao longo da vida
Nunca antes a necessidade de adaptação às mudanças foi tão premente. As transformações que vivenciamos diariamente no trabalho, nas salas de aula, nos contextos familiares, nas relações sociais e até nos procedimentos da administração pública, exigem uma aprendizagem constante, capaz de nos preparar para enfrentarmos os desafios de forma ágil e acessível.
 
Nesse contexto, a educação digital, que se realiza através de tecnologias digitais, emerge como uma solução inovadora e facilitadora de aprendizagens, tanto formais como informais. Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, o ensino superior e a formação profissional têm a oportunidade de transcender barreiras geográficas e temporais, oferecendo, aos estudantes, experiências educativas flexíveis, oportunas e personalizadas, alinhadas com as suas verdadeiras necessidades.
O acesso a cursos online interativos, bibliotecas virtuais, webinars e uma vasta gama de recursos digitais, disponíveis para qualquer pessoa em qualquer fase da vida, possibilita a aquisição de competências e o desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento e adaptabilidade contínua. Esta globalização do conhecimento desafia os modelos tradicionais de ensino, ampliando a noção de aprendizagem e aproximando os indivíduos dos saberes que procuram, independentemente da sua localização.
 
No entanto, para que a educação digital contribua efetivamente para uma aprendizagem eficaz, é fundamental que os programas e conteúdos pedagógicos sejam estruturados de maneira a integrar essas novas tecnologias de forma significativa, estratégica e emersiva. Uma das principais vantagens da educação digital é a possibilidade de personalização do processo de aprendizagem, permitindo que cada indivíduo escolha o ritmo, os materiais e os recursos que melhor atendem às suas necessidades, promovendo uma experiência mais útil, autónoma e envolvente.
 
A educação digital promove ainda a aquisição de competências como a navegação, seleção e avaliação de informações online, a comunicação em ambientes virtuais e a literacia digital. Essas competências não apenas enriquecem os indivíduos como também os preparam para as exigências do mercado de trabalho.
 
Contudo, a transição para uma educação digital eficaz enfrenta desafios significativos. Enquanto a Inteligência Artificial evolui, facilitando o acesso à informação, surgem questões sobre o rigor, a ética e a transparência na partilha do conhecimento. O paradigma da educação digital difere substancialmente do ensino tradicional, exigindo que tanto estudantes como educadores se adaptem a esta nova realidade. A adoção de métodos de ensino híbridos e o uso de tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, e plataformas de colaboração digital mostram-se promissores. Esses métodos não apenas permitem simulações e aplicação de conhecimentos em cenários reais, mas também proporcionam experiências mais imersivas e motivantes.
 
Em Portugal são várias as escolas que já despertaram para a utilidade da Educação Digital disponibilizando soluções formativas 100% online ou híbridas. O ISAG – European Business School é uma das escolas que acredita nesta modalidade de ensino podendo chegar a muitos mais estudantes, quer através da sua formação executiva, quer graduada.
 
Um projeto que tem vindo igualmente a crescer consideravelmente é a Plataforma NAU - Portal da FCT - Fundação da Ciência e Tecnologia que disponibiliza mais de 170 cursos online, gratuitos, promovidos por diversas instituições de ensino e administração pública e que podem ser úteis para enriquecer as pessoas, organizações e empresas, estando devidamente certificados e desenhados de acordo com as melhores práticas pedagógicas utilizadas no ensino a distância. 
 
Estes esforços refletem o compromisso de Portugal em alinhar a educação com as competências do presente e do futuro, promovendo não apenas o acesso às ferramentas digitais, mas também desenvolvendo uma pedagogia centrada na inovação e no uso estratégico da tecnologia para uma aprendizagem mais dinâmica e inclusiva ao longo da vida.
 
Raquel Pedrosa Professora Adjunta e Coordenadora do Ensino a Distância. ISAG – European Business School, 21/11/2024
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