Incubadoras de Base Rural;

Incubadoras de Base Rural
Uma Incubadora de Base Rural (IBR) contempla como serviço principal, entre outros, programas de incubação incorpóreos como forma de desenvolvimento regional mais alargada e eficaz.
A maior quota parte do sucesso individual no empreendedorismo, advém nos primeiros tempos, do trabalho, organização, foco, eficácia do processo externo de apoio.
 
As pessoas necessitam de liderança externa para se motivarem a lançar-se na atividade e implementá-la.
Há pessoas que acalentam sonhos empreendedores e nunca tiveram a coragem de iniciar o caminho para os transformar. 
A incubação de empresas de base rural dá resposta ou cria melhores condições para os potenciais empreendedores se iniciarem e terem sucesso. 
Dá-lhes maior confiança para iniciarem e desenvolverem o processo da vocação ao negócio/atividade, tira-os do isolamento, tornando-os menos vulneráveis, diminuindo o risco de insucesso.
Coloca-os dentro de uma rede, transmitindo-lhes experiência, conhecimento de processo e técnico, e a rede completa-se com a equipa da IBR, interna e externa, consultores, mentores, formadores, etc.
A IBR ajuda-os, definindo, elaborando conjuntamente um processo individual, único, específico para ganharam competências empreendedoras, elaborarem o plano de negócio/atividade e transformarem-no em atividade.
Por último, não menos importante, acompanha-os no dia a dia, passo a passo, não lhes fazendo o trabalho, mas servindo como apoio ao respetivo controlo.
Passados 2-3 anos, faz toda a diferença para o sucesso permanente, as competências de liderança, gestão, resiliência, capacidade de sofrimento, etc.
As caraterísticas pessoais de liderança do empreendedor fazem milagres, fazem verdadeiros oásis de negócios/atividades em desertos regionais de empreendedorismo.
José Martino, 20/06/2024
Partilhar
Comentários 0