Estratégia e conteúdos são fatores críticos de sucesso online;

Estratégia e conteúdos são fatores críticos de sucesso online
A presença digital tornou-se um pilar essencial para o sucesso das empresas no mundo atual. Neste contexto, as redes sociais desempenham um papel fundamental, não apenas como canais de interação, mas também como ferramentas que permitem às empresas conhecer melhor o seu público e promover eficazmente os seus produtos ou serviços. Plataformas como o Instagram, Facebook e LinkedIn oferecem às marcas a oportunidade de humanizar a comunicação e construir uma comunidade em torno da sua proposta de valor.

É de notar que a partilha de conteúdo relevante e consistente nas redes sociais, permite captar a atenção e o interesse dos consumidores. Ora, esta abordagem, faz parte do chamado marketing de conteúdo e tem como objetivo fornecer informações úteis através de conteúdos como tutoriais, ebooks e webinários, promovendo uma imagem positiva da marca e fomentando uma forte conexão com os consumidores.
Paralelamente, ter um website próprio é vital, pois funciona como a principal montra online da empresa. Diferente das redes sociais, o website oferece um controlo total sobre a mensagem transmitida e permite personalizar o conteúdo de forma a refletir a identidade da empresa. O website é também o principal ponto de conversão na relação entre empresa e clientes, sendo um facilitador de vendas, subscrições de newsletters e solicitações de orçamentos.
Efetivamente, um site bem estruturado não só reforça a credibilidade da marca, como também guia os visitantes no mundo digital da empresa.
Um exemplo de sucesso no uso de estratégias de marketing digital é o caso da Viagens e Baratas, uma agência 100% online, que começou em 2019 como um grupo no Facebook. Esta empresa utiliza as redes sociais para divulgar pacotes de viagens acessíveis e para interagir de forma próxima com os clientes, oferecendo informações úteis e conteúdos que agregam valor para o seu público. Adicionalmente, a Viagens e Baratas, complementa a sua presença digital com um website que facilita a compra e a personalização das opções de viagem. Lançada oficialmente em 2020, esta empresa teve o seu sucesso rapidamente reconhecido, sendo que em 2023, foi eleita a melhor agência do setor em Portugal pela revista NiT e, em 2024, esteve novamente entre os nomeados!
Em síntese, tanto as redes sociais como os websites são ferramentas indispensáveis para fortalecer a presença digital e a imagem de marca, pois permitem uma interação dinâmica com os clientes. Neste sentido, se deseja reforçar a presença digital da sua empresa e alcançar um novo patamar de excelência na sua estratégia online, o projeto Acelerar o Norte é uma oportunidade para a sua empresa!
Este projeto disponibiliza workshops gratuitos e especializados, que ajudam as empresas a otimizar as suas práticas digitais e a fortalecer a sua marca. Ao participar, terá a oportunidade de adquirir conhecimentos avançados e ferramentas práticas para transformar a presença digital da sua marca.
Saiba mais em aceleraronorte.pt
 


O Acelerar o Norte – projeto financiado pela União Europeia, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU, enquadrado na medida Aceleradoras de Comércio Digital, que integra o investimento 02 – Transição Digital das Empresas da componente 16 – Empresas 4.0 do PRR – propõe-se a contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.



VIRGÍLIO FERREIRA virgilioferreira@grupovidaeconomica.pt, 04/10/2024
Partilhar
Comentários 0