O empresário familiar está aberto a novas ideias
A génese de uma empresa familiar está, na maioria das vezes, suportada numa ideia que uma pessoa um dia teve ou aceitou transformar em negócio. Esta atitude, só por si, já seria indiciadora da abertura da mente das pessoas ou dos empresários à novidade.
Mas se ainda é daquelas pessoas que tem a ideia de que uma empresa familiar se carateriza por ser “tradicional”, muito fechada em si mesma, pouco inovadora, etc., pode estar ciente de que “a tradição já não é o que era”.
Os empresários familiares possuem uma postura de grande abertura, sem a qual seria muito difícil continuar a sobreviver nos competitivos dias de hoje.
Conceber e desenvolver um novo produto (Licor Beirão); encontrar um processo de fabrico distinto (fatos de banho LZR da Petratex); recorrer a novas matérias-primas (gelado com sabor a sardinha assada ou cozido da Coromoto); encontrar uma nova aplicação ou fim distinto do comum (Pelcor e cortiça no vestuário); desenvolver novos conceitos (Porto Editora e os conteúdos digitais como Infopedia); … acabam por ser alguns dos muitos milhares de exemplos que, em algum momento, despertaram a curiosidade de um empresário até ao ponto de o pretender lançar no mercado.
Mas nem sempre as novas ideias são sinónimo de sucesso, pelo que o grande desafio de qualquer empresário está na sua capacidade para gerir os seus “produtos de sempre” com a introdução de novos, que venham a ser aceites pelo mercado e assegurem a continuidade e competitividade futuras.
A Corticeira Amorim há mais de um século que está no negócio dos produtos de cortiça, sendo a maior empresa mundial neste setor de atividade e que está presente em todos os continentes. Tendo começado como uma pequena empresa familiar a produzir rolhas para vinho, conseguiu alcançar esta liderança global de todo o setor da cortiça (com exclusão da componente florestal), porque teve a abertura e visão para desenvolver novos produtos e aplicações desta matéria-prima, integrar todo o processo produtivo assegurando a valorização económica da cortiça sem produção de resíduos. Continuando a comercializar rolhas, agora com uma grande diversidade de tipos e preços – de 2 cêntimos a um produto de luxo (a Top Series ® foi escolhida para as três únicas garrafas do Dalmore Trinitas, o whisky mais caro do mundo - £100.000) muitas delas com patentes registadas; alargou a atividade aos pavimentos; aos aglomerados compósitos (com múltiplas utilizações que vão desde a casa ou local de trabalho à indústria automóvel) e isolamentos. Esta grande diversidade de produtos e aplicações, muitas delas desenvolvidas em conjunto com entidades do sistema científico nacional, reflete o resultado da abertura e predisposição contínua dos líderes da Corticeira Amorim para descobrir e enfrentar a novidade. |
Temas para reflexão:
• Quem tem e apresenta ideias na empresa?
• Estamos abertos e compensamos as novas ideias?
• Como podemos incrementar o volume e qualidade das ideias?
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto www.efconsulting.pt