Comunicar bem para vender (ainda) melhor
Atualmente, os canais de email e SMS são importantes aliados estratégicos das empresas que desejam fortalecer o relacionamento com os seus clientes e otimizar as suas comunicações. Diferentemente das redes sociais, onde a comunicação tende a ser mais generalista, estes canais permitem uma abordagem direta, personalizada e ajustada aos interesses de cada cliente.
Efetivamente, os SMS são especialmente eficazes para comunicações breves e urgentes, sendo ideais para enviar lembretes de última hora, avisos promocionais ou atualizações sobre o estado de encomendas. A limitação de caracteres nos SMS exige que a comunicação seja objetiva e direta, incentivando as empresas a focarem-se no essencial para o cliente.
Por outro lado, o email, pela sua versatilidade, permite uma comunicação mais detalhada e aprofundada. É o canal preferencial para newsletters, partilha de conteúdos e campanhas de fidelização. A título exemplificativo, as empresas de cosméticos podem utilizar o email para partilhar dicas de beleza, enquanto que as empresas de tecnologia podem enviar tutoriais e novidades sobre os seus produtos. Todavia, é fundamental moderar a frequência para evitar que o cliente se sinta saturado com o excesso de emails.
Neste contexto, uma boa plataforma para o envio de email e SMS, permite que as empresas criem campanhas personalizadas e segmentadas. De facto, com o recurso a funcionalidades avançadas de automatização, as empresas podem enviar mensagens direcionadas a segmentos específicos de clientes, tendo por base os seus comportamentos e interesses. Importa ainda referir, que estas plataformas disponibilizam métricas detalhadas, tais como taxas de abertura e cliques, que ajudam a otimizar as campanhas em tempo real.
Neste enquadramento, veja-se o caso da The Florist, o primeiro e-commerce de buquês de luxo com preservação de flores em Portugal, que recorreu ao SMS e email marketing através de uma plataforma portuguesa, para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Além disso, enviou mensagens automáticas com ofertas de portes gratuitos, incentivando a conclusão da compra. Implementou ainda lembretes de datas importantes, com sugestões de presentes via SMS ou email, e reativou clientes antigos através de emails automáticos baseados no histórico de compras. Adicionalmente, sincronizou leads de anúncios no Facebook e Instagram, permitindo segmentar o público e economizar nos custos de publicidade, atingindo os utilizadores que ainda não tinham convertido. Deste modo, a empresa automatizou 99% dos seus processos de comunicação e obteve ótimos resultados em métricas relevantes como a conversão de leads, crescimento nas vendas recorrentes e redução de custos com anúncios.
Se pretende melhorar a comunicação com os seus clientes, o projeto Acelerar o Norte oferece workshops gratuitos que certamente o ajudarão nesta tarefa.
Saiba mais em aceleraronorte.pt
O Acelerar o Norte – projeto financiado pela União Europeia, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU, enquadrado na medida Aceleradoras de Comércio Digital, que integra o investimento 02 – Transição Digital das Empresas da componente 16 – Empresas 4.0 do PRR – propõe-se a contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.
Por outro lado, o email, pela sua versatilidade, permite uma comunicação mais detalhada e aprofundada. É o canal preferencial para newsletters, partilha de conteúdos e campanhas de fidelização. A título exemplificativo, as empresas de cosméticos podem utilizar o email para partilhar dicas de beleza, enquanto que as empresas de tecnologia podem enviar tutoriais e novidades sobre os seus produtos. Todavia, é fundamental moderar a frequência para evitar que o cliente se sinta saturado com o excesso de emails.
Neste contexto, uma boa plataforma para o envio de email e SMS, permite que as empresas criem campanhas personalizadas e segmentadas. De facto, com o recurso a funcionalidades avançadas de automatização, as empresas podem enviar mensagens direcionadas a segmentos específicos de clientes, tendo por base os seus comportamentos e interesses. Importa ainda referir, que estas plataformas disponibilizam métricas detalhadas, tais como taxas de abertura e cliques, que ajudam a otimizar as campanhas em tempo real.
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