Como o Crédito Consolidado pode simplificar todos os seus encargos?
Dar corpo a uma loja online, comprar um automóvel ou fazer obras está, não raras vezes, à distância de um crédito.
Essa é a opinião de milhares de consumidores portugueses que, todos os meses, apostam numa ou mais soluções de crédito para financiarem os seus sonhos e necessidades.Se o pagamento de um crédito pode levantar problemas quanto ao seu reembolso, dois ou mais não só acabam por pressionar as finanças pessoais dos consumidores, como também acabam por se tornar num pesadelo logístico de gestão, já que a data de pagamento de cada uma das prestações será diferente.
Tudo isto é uma grande dor de cabeça, mas uma dor de cabeça que tem no crédito consolidado a “aspirina” de que o consumidor necessita.
O processo de simplificação através do crédito consolidado
Apesar de também se inserir no ramo “crédito”, o crédito consolidado tem um objetivo ligeiramente diferente de um crédito pessoal sem finalidade específica ou de um cartão de crédito.Criado com o objetivo de ajudar os consumidores de crédito a simplificar os seus encargos financeiros mensais, o crédito consolidado é uma solução que, na prática, junta todos os créditos ao consumo (mais do que dois) que tenha e os transforma em apenas um com uma única prestação mensal de valor fixo, uma taxa de juro mais baixa e um prazo de reembolso mais prolongado.
No momento em que pede uma consolidação dos seus créditos, a instituição financeira vai liquidar todos os seus créditos e ficar como sua única credora permitindo-lhe, no decurso do processo, reduzir até 60% o valor das suas prestações mensais e, consequentemente, obter uma melhor gestão das finanças pessoais.
Porém, o crédito consolidado não serve apenas para simplificar pagamentos e reduzir dívidas.
Além disto, durante a consolidação de créditos, vai poder usufruir de um financiamento extra para aplicar na finalidade ou finalidades que bem entender.
Vantagens de consolidar todas as suas dívidas num único pagamento
De forma sintética, ao consolidar créditos num único pagamento, vai poder beneficiar de:- Redução da sua taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100), taxa que indica ao consumidor quanto do seu orçamento mensal é alocado para o pagamento de despesas financeiras;
- Poupança de até 60% em prestações mensais;
- Taxas de juro mais baixas do que a média dos créditos anteriores;
- Possibilidade de pedir um financiamento extra;
- Melhor organização e gestão das suas finanças pessoais, uma vez que terá uma data, fixa, para o pagamento da prestação mensal;
- Aprovação rápida e simples, especialmente no crédito consolidado online.
Melhor do que listar benefícios da consolidação de créditos, é perceber, na prática, se vale a pena contratar esta solução financeira.
Crédito Consolidado - Caso Prático
Imaginemos que tem a seu cargo uma dívida de crédito ao consumo na ordem dos 25 mil euros decorrente de um empréstimo pessoal (15 mil euros) e de um crédito pessoal para obras (10 mil euros).Estes dois créditos obrigam-no a desembolsar, todos os meses, um total de 800 euros em prestações, valor que acaba por “comer” uma fatia considerável do seu orçamento familiar que se cifra nos 2 mil euros.
Para perceber que fatia é essa, temos de calcular a sua taxa de esforço através da seguinte fórmula:
Taxa de Esforço= Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100
logo,
800 / 2000 x 100 = 40%
Apesar de não ser muito elevada, esta taxa de esforço situa-se acima dos 35% recomendados pelo Banco de Portugal, razão pela qual decidi partir para a contratação de um crédito consolidado.
Graças à digitalização da contratação bancária, esta ação é mais simples do que nunca, já que poderá recorrer aos serviços online de bancos e intermediárias de crédito para encontrar a proposta que melhor sirva as suas necessidades.
Entre elas está a e-loan, intermediária de crédito distinguida com o selo PME de Excelência que o vai ajudar em todo o processo de pesquisa, análise e contratação de uma solução de crédito consolidado que vá ao encontro das suas necessidades específicas.
Fazendo uso do simulador online da e-loan, calcula o valor da sua prestação mensal no caso de pedir um crédito consolidado de 40 mil euros, dinheiro para a liquidação dos créditos que tem em mãos, e mais 5 mil euros para a compra de um automóvel usado.
Como pretende fazer o reembolso destes 40 mil euros em 120 meses, a prestação calculada pelo simulador será de 348,33 euros, quase 500 euros a menos do que aquilo que pagava anteriormente e com a vantagem de ter apenas uma prestação fixa e ainda receber 5 mil euros de financiamento extra.
E o que é que irá acontecer com a sua taxa de esforço? Com esta prestação, a sua taxa de esforço passará a ser de:
348,33 / 2000 x 100= 17,4%
De forma rápida e ágil, o crédito consolidado vai permitir-lhe não só poupar quase 500 euros em prestações e ver a sua taxa de esforço ser cortada em mais de 20%, como também vai beneficiar de uma simplificação dos pagamentos e, consequentemente, de um melhor planeamento financeiro.