Preço médio abranda no alojamento para estudantes
O preço médio por cama no alojamento para estudantes teve uma desaceleração para 8%, em 2024, o que compara com os 14% do ano anterior, de acordo com um estudo da consultora Cushman & Wakefield sobre o mercado de residências para estudantes em Portugal.
A capital registou o maior aumento de preços, de cerca de 11%, enquanto no Porto esse aumento foi de quatro pontos percentuais. Ainda que se tenha verificado uma subida de 6% no número de camas disponíveis nos dois principais centros urbanos, a realidade é que a taxa de oferta continua bastante abaixo dos 12% da média europeia. Para ficarem em linha com a média europeia, são necessárias, no mínimo, mais 12 mil camas em Lisboa e no Porto. Por sua vez, importa notar que o crescimento da oferta no último ano tem sido moderado nas duas cidades, tendo sido colocadas no mercado 756 novas camas, por via de entidades públicas e privadas.
Relativamente ao próximo ano letivo, cerca de 1500 novas camas deverão entrar nos mercados de Lisboa e do Porto, sendo que apenas 300 respeitam a projetos públicos. A consultora admite que a procura continua a ser muito superior à oferta e as taxas de aprovisionamento estão entre as mais baixas da Europa. Um outro problema tem a ver com os atrasos no licenciamento, especialmente no que toca a alguns grandes projetos na capital na vertente pública.