O protocolo familiar é uma ferramenta anticonflitos
Não existindo um CSC idêntico aos das empresas, torna-se necessário despoletar um processo que permita desenvolver essa “constituição”, a que comummente se apelida de protocolo familiar ou acordo familiar.
Se o resultado mais visível aparece refletido nesse documento, duas das suas importantes componentes podem não estar ali espelhadas: todo o processo de participação e construção do mesmo e a prática da sua implementação.
O estudo da Atrevia (“Os valores e a comunicação na empresa familiar”) constatou que mais de metade dos inquiridos afirmaram possuir um protocolo familiar, contra cerca de 28% que não iniciaram a sua construção e 19% que afirmaram estar em pleno desenvolvimento.
Sendo este instrumento um importante processo anticonflitos – os membros da família ao participarem ou tomarem conhecimento do mesmo, reduzem comportamentos indesejáveis e, quando não evitados, sabem que existem procedimentos adequados para os tratar –, é aconselhável o seu desenvolvimento por todas as famílias empresárias, em especial pelas que desejem manter os seus negócios e a coesão ou harmonia familiar.
José Fernandes é o presidente do Grupo Casais - conglomerado que teve a sua origem em 1958 com a empresa António Fernandes da Silva & Irmãos - uma das maiores empresas do setor da construção em Portugal, que em 1991 adotou a alcunha da família para seu nome.
Em 2004, na qualidade de Patrono da Família Casais, o Mestre Casais realizou a sua mais visionária medida através da promoção, criação e assinatura do Protocolo Familiar Casais. O documento, assinado por todos os membros da família, expres- sa a firme vontade de dar continuidade ao património empresarial, viabilizada pelos pressupostos:
- A manutenção da união da Família e a perpetuação da empresa na Família;
- O respeito pelo interesse dos Fundadores e da segunda geração composta pelos cinco irmãos;
- O orgulho de ser uma empresa Familiar e a continuidade do sonho empresarial dos atuais acionistas;
- O fortalecimento do sentido de compromisso de todos os membros da Família e a segurança económica da Família;
- O estímulo do gosto de trabalhar na empresa da Família das atuais e próximas gerações;
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto http://www.efconsulting.pt