Os valores da família influenciam na publicidade da empresa familiar
A forma como a empresa familiar recorre à publicidade, como um dos meios de comunicação da empresa, é considerada como influenciada pelos valores da família que a sociedade.
O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) decidiu testar esta suposição, pelo que questionou os participantes neste inquérito se consideravam existir tal influência dos valores familiares na publicidade das suas empresas.
Contrariamente a outros impactos já analisados, cerca de 52% consideraram não existir ou ser muito ténue tal relação.
Analisando duma forma mais pragmática, diremos que se tal influência acontece em quase metade das sociedades familiares, tal se deve à forte e declarada ligação existente entre a família e a empresa e, naturalmente, ao desejo da imagem a passar pela empresa ser consentânea com os seus principais valores. De forma inversa, em sociedades para as quais essa associação família-empresa é menos percetível, não existe uma preocupação acentuada nessa influência na publicidade da empresa.
José Carranca Redondo, fundador da marca Licor Beirão, nasceu a 29/04/1916 para levar todos os portugueses a provarem o seu licor ímpar. As suas capacidades de visão e de deteção de oportunidades, levaram-no ao lançamento da marca e, em especial, a enfrentar tudo e todos para comunicar de forma distinta: nos anos 50 colocou painéis publicitários que afixou nas estradas de todo o país (tabuleta de madeira, com um pássaro e a Serra da Lousã no fundo). Cem anos depois do seu nascimento (e 12 anos após o seu falecimento, a família Redondo e a empresa familiar, homenagearam o o seu fundador desenvolvendo diversas iniciativas: 1 novo produto Beirão d´Honra – uma receita especial, com aguardente vínica envelhecida, numa edição limitada; 1 cerimónia na Quinta do Meiral – onde os amigos da marca e a comunicação social o ficaram a conhecer e degustaram; 1 concerto de Miguel Araújo – gratuito e aberto a toda a comunidade da Lousã; 100 garrafas para 100 avós centenários – oferta de 100 garrafas a pessoas centenárias. Este tributo ao fundador é sem qualquer dúvida um excelente exemplo da continuidade do seu espírito inovador, irrequieto e, sem dúvida, diferenciador; ou não fosse dele a frase “A comunicação é tão importante que até a galinha quando põe um ovo cacareja”. |
Temas para reflexão:
- A publicidade ou comunicação da empresa reflete os valores da nossa família?
- Como podemos potenciar esta associação dos valores à comunicação?
- A própria família pode enquadrar-se como um dos elementos da publicidade?
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