O impacto de fatores que influenciam ser Empresa Familiar
Às empresas familiares associa-se um determinado conjunto de fatores que, se por um lado parecem fornecer vantagens comparativas, por outro, também podem ser fonte de apreciação negativa.
O estudo da Atrevia (“Os valores e a comunicação na empresa familiar”) analisou os seus inquiridos sob esta perspetiva, tendo obtido resultados muito interessantes, na medida em que os fatores analisados contribuem todos de forma positiva, destacando-se que:
- Ser empresa familiar beneficia significativamente a reputação geral da empresa, a vinculação dos empregados e a imagem junto dos consumidores;
- Ser empresa familiar pode afetar, ainda que de forma pouco expressiva, a sua posição concorrencial, as oportunidades de negócio e a imagem junto dos seus clientes.
A Primum Familiae Vini (PFV) é uma associação internacional de algumas das melhores famílias produtoras de vinhos do mundo, com origem na Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal conhecidas por “Leading Wine Families”. Criada em 1992, a adesão é apenas por convite e limitada a um máximo de 12 famílias altamente respeitadas e que contribuem com gerações de experiência. Os membros da PFV pretendem defender e promover as tradições e valores das empresas de vinhos familiares e garantir que tais ideais sobrevivam e prosperem para as gerações futuras) As famílias são caraterizadas por possuírem propriedades vitivinícolas, serem produtores prestigiados e gozarem de uma reputação internacional pelos seus vinhos. Dos 11 atuais membros aparece uma única família portuguesa: a Symington. Todos os anos um membro da associação é eleito Presidente e assegura uma reunião no seu país, no mês de julho – em 2016 foi em Espanha com a organização da família Torres. Estes encontros incluem todos os membros, as suas famílias alargadas e algumas das suas equipas de gestão, para partilhar as melhores práticas, discutir os desenvolvimentos no mundo do vinho e definir as atividades para o ano seguinte. A PFV realiza regularmente uma série de degustações e jantares, em todo o mundo, para apresentar os vinhos dos seus membros e permitir que os consumidores conheçam os respetivos produtores. Nestes jantares é leiloada uma caixa PFV Collection, revertendo os fundos angariados (na casa das muitas dezenas ou centena de milhar de euros) para instituições de caridade local, normalmente associadas a apoios a crianças e hospitais para pessoas com deficiências. A confiança mútua e amizade criadas permitem que os membros de diferentes gerações troquem opiniões francas sobre assuntos que afetam os negócios do vinho de propriedade familiar, bem como treinar as gerações mais jovens no sentido de assegurar a continuidade do negócio em mãos da família. (fonte: www.pfv.org) |
Temas para reflexão:
- Temos bem presentes quais são os nossos principais valores?
- Os valores são um fator diferenciador para a empresa?
- Os nossos clientes conhecem os nossos valores?
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
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Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
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