O Conselho de Administração supervisiona as suas decisões
As decisões assumidas pelo Conselho de Administração são a expressão de uma vontade coletiva, normalmente resultante de uma análise de informação e debate entre os seus membros.
Como consequência dessa deliberação, uma ou mais ações são despoletadas, dando origem a um determinado resultado momentâneo, ou conjunto de resultados ao longo de um determinado período de tempo.
Como consequência dessa deliberação, uma ou mais ações são despoletadas, dando origem a um determinado resultado momentâneo, ou conjunto de resultados ao longo de um determinado período de tempo.
O estudo da Reynolds Russel, às empresas familiares de quatro países europeus, salientou que cerca de 90% dos órgãos de gestão supervisiona os resultados provenientes das deliberações assumidas em reuniões anteriores. Sendo por vezes vista como uma atitude de controlo, esta atitude de supervisão é deveras sensata e por diversas ordens de razão:
- é um ponto de situação comparativo entre o desejável e real;
- permite identificar ou explorar motivos influenciadores de desvios;
- em presença de desvios não toleráveis permite uma atuação mais célere;
- gera informação e conhecimento que permitirá auxiliar em próximas decisões.
A Comissão Executiva resulta da delegação de competências do Conselho de Administração, feita em proveito de uma maior agilização da administração e do acompanhamento mais próximo e contínuo, quer das várias estruturas da Sociedade (de gestão, operacionais ou de suporte), quer das próprias atividades operacionais e dos negócios. Nos termos dos Estatutos da Corticeira Amorim, são competências da Comissão Executiva a execução das decisões do Conselho de Administração e a gestão corrente da sociedade, assistindo-lhe também competência para matérias de administração. Encontra-se devidamente implementado um sistema de reporte desta Comissão ao Conselho de Administração que garante o alinhamento das suas atuações e o tempestivo conhecimento de todos os membros do Conselho de Administração da forma como se desenvolve a atividade da Comissão Executiva. O Presidente da Comissão Executiva, simultaneamente Presidente do Conselho da Administração, remete, em tempo, ao Presidente do Conselho Fiscal as convocatórias e as atas das respetivas reuniões. (Fonte: Relatório do Governo Societário da Corticeira Amorim referente ao ano de 2013) |
Temas para reflexão:
- As nossas decisões são devidamente interpretadas e executadas?
- Quem analisa e interpreta os resultados das suas implementações?
- Costumam ocorrer divergências significativas entre o expectável e a realidade?
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto http://www.efconsulting.pt