Recrutamento de recursos altamente qualificados é difícil no setor da energia;

Tiago Santos, CEO da Enlitia, alerta
Recrutamento de recursos altamente qualificados é difícil no setor da energia
A Enlitia assume uma posição de liderança na aplicação da IA às energias renováveis, de acordo com Tiago Santos. 
A Enlitia, empresa que opera no setor da energia solar e eólica, tem como principal desafio o recrutamento de talentos altamente qualificados. “A empresa enfrenta a competição global por profissionais especializados em tecnologia e energia, o que tem exigido medidas rápidas, como a adoção do trabalho remoto, pacotes salarias competitivos e um processo de recrutamento mais ágil”- declarou à “Vida Económica” Tiago Santos, CEO da Enlitia. Além disso, a complexidade regulatória nos diferentes mercados também representa um desafio constante.
 
A empresa nasce em 2023 para se especializar no desenvolvimento de um ecossistema único de algoritmos para maximização da produção de energia solar e eólica. Nos últimos anos, com o exponencial da Inteligência Artificial (IA), o mercado investe cada vez mais neste tipo de soluções e desenvolvimentos, tirando partido de toda a tecnologia disponível, e por isso, “estamos a desenvolver uma plataforma especializada na aplicação de IA para a energia renovável, que promete revolucionar a eficiência e a sustentabilidade na geração de energia renovável”, adiantou Tiago Santos. No primeiro ano de atividade, a Enlitia conseguiu consolidar a sua posição como uma empresa líder na aplicação de inteligência artificial às energias renováveis. “Além de lançar o seu ecossistema único de algoritmos, a empresa expandiu a sua presença internacional, alcançando clientes em diversos países, e contamos hoje com 17 grandes empresas de energia no nosso portfólio. Internamente, duplicamos a equipa e estamos a contratar ativamente para acelerarmos os nossos desenvolvimentos.”
 
Expansão internacional
 
O empresário destaca que a estratégia envolve a expansão internacional para mercados como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália, “onde esperamos capturar 30% do nosso volume de negócios até o final de 2025. Continuaremos a investir em pesquisa e desenvolvimento para aperfeiçoar a nossa tecnologia e oferecer soluções inovadoras aos nossos clientes”. Já este ano, prevê duplicar o volume de negócios e, para acompanhar, prevê também aumentar a equipa até às 30 pessoas. Essas contratações serão focadas em áreas estratégicas como desenvolvimento de algoritmos, software, gestão de projetos e comercialização das suas soluções tecnológicas. Na Enlitia, a inteligência artificial desempenha um papel crucial, permitindo previsões mais precisas e em tempo real para a produção de energia renovável. Tiago Santos refere a este propósito: “Os nossos algoritmos desenvolvidos possibilitam uma gestão mais eficiente e otimizada dos ativos renováveis, reduzindo o impacto da variabilidade climática e maximizando a produção de energia. De acordo com a nossa experiência, o impacto financeiro da aplicação de IA na otimização de produção renovável ronda os dois milhões de euros, por GW, por ano.”
Tiago Santos chama a atenção para a comcorrência que se faz sentir no mercado: “ No mercado altamente competitivo de energias renováveis, destacamo-nos não apenas pela nossa tecnologia de ponta, mas também pela capacidade de oferecer soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas dos nossos clientes. O nosso ecossistema único de algoritmos não só maximiza a produção de energia solar e eólica, mas também otimiza a eficiência operacional e a rentabilidade dos projetos. Além disso, a nossa abordagem centrada no cliente e o nosso compromisso contínuo com a inovação permitem-nos adaptar rapidamente às mudanças do mercado e às exigências regulatórias, garantindo que permaneçamos na vanguarda do setor global de energias renováveis.”
Susana Almeida, 22/08/2024
Partilhar
Comentários 0