MARCAS fortes para acelerar o norte
A construção de uma marca robusta é fundamental para os pequenos negócios que procuram destacar-se num mercado competitivo. Com efeito, uma marca é um sinal utilizado para identificar e distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos produtos ou serviços de outras empresas. De facto, a marca não se limita a um logótipo ou slogan, pois abrange a perceção global que o público tem da empresa, dos seus valores, missão e personalidade. No entanto, para se perceber o que torna uma marca forte, é fundamental compreender quem é o consumidor do século XXI e o que este procura.
Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, o consumidor dos dias de hoje é altamente informado e exigente. Graças aos avanços tecnológicos, este tem acesso a uma infinidade de informações, valoriza experiências, confia nas recomendações de outros consumidores e aprecia marcas com boa reputação, que estejam alinhadas com os seus próprios valores.
Efetivamente, ao criar uma marca é importante definir o propósito e criar conexões com os consumidores, seja num ambiente físico, seja num ambiente digital, tal como faz a Super Bock através de festivais de música e de campanhas interativas nas redes sociais.
Importa identificar os valores que caracterizam a marca e destacar como estes a diferenciam da concorrência. Por exemplo, pense na marca de calçado Josefinas, que se diferencia pela sua ênfase na produção artesanal e na afirmação feminina. Já pensou que compramos aquilo com que nos identificamos?
Paralelamente, importa proporcionar ao consumidor uma experiência de consumo diferenciada e inesquecível, veja-se o caso das lojas da Arcádia, que apresentam uma decoração elegante e tradicional, a par de embalagens com um design cuidado, o que reforça a imagem sofisticada da marca. Sublinhe-se que desde o primeiro contacto com o consumidor, até o pós-venda, todas as interações devem ser pensadas com o objetivo de o cativar.
Acresce referir que uma marca consistente transmite confiança e credibilidade, características essenciais para atrair e fidelizar os consumidores.
Finalmente, após a idealização da imagem de marca, é importante proceder ao seu registo legal, sendo este um passo essencial para a sua proteção e reconhecimento.
Foi justamente para ajudar as micro, pequenas e médias empresas - bem como os seus empresários e colaboradores - dos setores do comércio, restauração e similares e serviços pessoais do Norte no processo de construção das suas marcas ou apenas a melhorá-los, que o projeto Acelerar o Norte desenhou um programa de capacitação com um ciclo de nove workshops temáticos, um dos quais aborda a importância da criação da marca. É que, para que as empresas possam fazer a sua transição digital com sucesso, há que avaliar, numa primeira fase, e melhorar aquilo que as distinguiu no seu mercado. As ações de capacitação são inteiramente gratuitas para as empresas aderentes ao projeto e podem ser integradas nos planos de formação anual obrigatória. É, por certo uma oportunidade que as empresas não vão querer desperdiçar.
Porém, para que os que ainda estão hesitantes em aderir e desconhecem os benefícios de que podem usufruir, participando, o projeto Acelerar o Norte irá partilhar nos próximos meses, nestas páginas, a informação em dose q.b., isto é, apenas o suficiente para aguçar o apetite da descoberta...
Para saber mais, vá a aceleraronorte.pt
Efetivamente, ao criar uma marca é importante definir o propósito e criar conexões com os consumidores, seja num ambiente físico, seja num ambiente digital, tal como faz a Super Bock através de festivais de música e de campanhas interativas nas redes sociais.
Importa identificar os valores que caracterizam a marca e destacar como estes a diferenciam da concorrência. Por exemplo, pense na marca de calçado Josefinas, que se diferencia pela sua ênfase na produção artesanal e na afirmação feminina. Já pensou que compramos aquilo com que nos identificamos?
Paralelamente, importa proporcionar ao consumidor uma experiência de consumo diferenciada e inesquecível, veja-se o caso das lojas da Arcádia, que apresentam uma decoração elegante e tradicional, a par de embalagens com um design cuidado, o que reforça a imagem sofisticada da marca. Sublinhe-se que desde o primeiro contacto com o consumidor, até o pós-venda, todas as interações devem ser pensadas com o objetivo de o cativar.
Acresce referir que uma marca consistente transmite confiança e credibilidade, características essenciais para atrair e fidelizar os consumidores.
Finalmente, após a idealização da imagem de marca, é importante proceder ao seu registo legal, sendo este um passo essencial para a sua proteção e reconhecimento.
Foi justamente para ajudar as micro, pequenas e médias empresas - bem como os seus empresários e colaboradores - dos setores do comércio, restauração e similares e serviços pessoais do Norte no processo de construção das suas marcas ou apenas a melhorá-los, que o projeto Acelerar o Norte desenhou um programa de capacitação com um ciclo de nove workshops temáticos, um dos quais aborda a importância da criação da marca. É que, para que as empresas possam fazer a sua transição digital com sucesso, há que avaliar, numa primeira fase, e melhorar aquilo que as distinguiu no seu mercado. As ações de capacitação são inteiramente gratuitas para as empresas aderentes ao projeto e podem ser integradas nos planos de formação anual obrigatória. É, por certo uma oportunidade que as empresas não vão querer desperdiçar.
Porém, para que os que ainda estão hesitantes em aderir e desconhecem os benefícios de que podem usufruir, participando, o projeto Acelerar o Norte irá partilhar nos próximos meses, nestas páginas, a informação em dose q.b., isto é, apenas o suficiente para aguçar o apetite da descoberta...
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