Há décadas o nosso sistema educacional custa muito e resulta pouco.
Cada CM pode contratar professores entre os que saíram de lá para andar na universidade. Conhecem muitos dos pais e vizinhos, sentem gosto em se deslocar às escolas do interior.
2.CURRÍCULO!
Nos países onde vivi, parte do conteúdo, consoante o ano escolar, é fixado por um grupo local, onde há representantes de associações locais, mormente as empresariais. Cópia vai para um grupo no MEC, que opina, não fixa . Nos exames nacionais há espaço para quesitos regionais. Não é fácil, mas já se faz.
3.PRÉDIOS!
Transportar crianças para fora das suas aldeias para grandes escolas é oposto ao que se deve fazer. Hoje paga-se a 2-3 mestres para irem diariamente às mini escolas do interior, onde os miúdos se sentem seguros. Há menos bulling, acidentes, etc. Há muitos prédios vazios no nosso interior. Basta trocar as janelas, retocar e pintar. Muitos que continuarão com teletrabalho poderão regressar às casas dos pais ou avós no interior, se os filhos tiverem boa escola por lá.
4.COMPUTADORES!
Nas escolas é boa prática um PC a cada 2-3 alunos, para que eles aprendam a trabalhar em conjunto, formar equipas, como na vida. A descentralização permite cada CM escolher a marca que tenha o melhor apoio técnico por lá.
5.CARREIRA!
Nos países do 1º mundo a avaliação é feita por um grupo externo ao sistema. Nalguns é um grupo de investigadores e representantes de associações de outras regiões que os avaliam. Além da progressão, oferecem um nanobonus ao fim de um ano e/ou viagem a congressos. https://www.oecd-ilibrary.org/sites/9ca17eb6-en/index.html?itemId=/content/component/9ca17eb6-en
6.CHEQUE-ESCOLA!
Bons resultados nalguns países, ao se adptar à realidade de cada região. Os pais o recebem do governo e escolhem a escola; o valor varia com o ano escolar. Quanto mais alunos, melhor para a escola. Muitas cobram uma nanopropina o que permite dar bónus aos bons professores. Muitos países só permitem esse sistema a cooperativas ou PME de professores ou de pais ali residentes há mais de 2-3 anos. São pessoas que valorizam mais o resultado dos alunos do que o lucro imediato. Evitam burocracias inúteis, demoras devido às decisões a aprovar em Lisboa.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cheque_escolar
7.PARTICIPAÇÃO DOS PAIS!
É vital que crianças e adolescentes aprendam a cuidar do que é importante. Eles aprendema cozinhar, lavar pratos e roupas e assim limitam os gastos e assumem a responsabilidade que terão mais tarde, nos seus lares. Os pais participam na listagem dessas tarefas. Os pais realizam tarefas na escola, como jardinagem, pintura, etc. Eles sentem a escola como deles, não de um burocrata da capital.
https://repository.usfca.edu/cgi/viewcontent.cgi
YES, ESCOLA DOS PAIS, DA SOCIEDADE LOCAL!
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários