“Portugal Sou Eu” envolve 3400 empresas e 10 mil produtos e serviços;

“Portugal Sou Eu” envolve 3400 empresas e 10 mil produtos e serviços
Pedro Siza Vieira, ministro da Economia.
O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, os administradores da Sonae MC José Fortunato e Rui Almeida e o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, assinaram, na última semana, em Matosinhos, o protocolo de adesão ao “Portugal Sou Eu”. O objetivo é valorizar a produção nacional através daquela marca, que identifica os produtos de origem portuguesa com elevado índice de incorporação nacional, através de um selo próprio na embalagem assim promovendo o consumo informado por parte de todos os consumidores.
 
Até ao momento, estão inscritas cerca de 3400 empresas aderentes e 1200 estabelecimentos. Estão qualificados com o selo “Portugal Sou Eu” mais de 10 mil produtos e serviços que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões de euros. A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas, sendo que 57% são do setor da alimentação e bebidas e 23% correspondem às atividades de artesanato, revelou o Ministério da Economia.
Vários produtos alimentares – ovos, gelatinas, sopas, arroz, leite, molhos, massas, atum e azeites – comercializados pela Sonae MC nos supermercados Continente serviram, aliás, de exemplo para o ministro Pedro Siza Vieira evidenciar a criação desta insígnia e envolver toda a sociedade civil na valorização da produção nacional.
A cerimónia decorreu na loja do Continente Matosinhos e incluiu uma visita ao interior do supermercado para conhecer alguns dos produtos que já possuem o Selo “Portugal Sou Eu”, entre elas várias referências da Sonae MC.
“Para nós, foi sempre essencial preservar as relações equilibradas e o respeito por todos, de tal forma que fomos pioneiros a nível europeu, e agora a nível nacional, ao subscrever o código de boas práticas na cadeia de abastecimento agroalimentar. É fundamental não deixar ninguém para trás. Crescemos em conjunto numa cadeia de valor sustentável que todos beneficiará. E, por inerência, o país”, disse Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.
Nas últimas décadas, a Sonae MC tem vindo a desenvolver “uma relação próxima e profícua com fornecedores e parceiros”, promovendo um “crescimento sustentado da produção nacional, capitalizando as matérias-primas do país e fomentando a economia, a indústria e a criação de emprego, revela a empresa liderada por Luís Moutinho. Exemplo dessa aposta é o volume de vendas do Continente de produtos de origem portuguesa: 34% dos produtos alimentares – excluindo frescos e biológicos – de marca própria são de origem portuguesa e representam 64% do volume das vendas da marca.
O programa “Portugal Sou Eu” foi criado em 2011 e é financiado pelo Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). É gerido por um órgão operacional formado pela AEP, AIP-CCI, CAP, CCP, APED, AHRESP e IAPMEI.
TERESA SILVEIRA, 08/03/2019
Partilhar
Comentários 0